Código: | EDB20041 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | SS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Helena Maria Espada Simões |
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Corpo docente: |
Helena Maria Espada Simões Ana Lúcia Caeiro Ramos Rui Paulo Ramalho Inês |
Português
- Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica, psicológica e social.
- Identifica os determinantes da saúde e fatores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações.
- Identifica os construtos sócio-cognitivos (como as crenças, atitudes e representações sociais) presentes no universo da saúde.
- Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes na atualidade e no quotidiano.
- Planifica ações e intervenções compatíveis com a ótica da promoção da saúde, da segurança e do bem estar.
- Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a promovem.
- Reflete sobre as implicações das aprendizagens desta unidade curricular para a sua futura atividade no Ensino Básico.
- Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma moodle e ferramentas multimédia
- Conceito de Promoção da Saúde
- Conceito de Saúde e seus determinantes
- A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
- Problemáticas da saúde da atualidade – perspetivas em confronto
- O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em saúde
- Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
- Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde
Outros conteúdos a abordar - em resposta aos interesses manifestados pelos estudantes e ao desenvolvimento das atividades, serão abordados outros conteúdos em áreas específicas da Educação para a Saúde.
Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do campo de ação da educação para a saúde e das diferentes teorias e modelos que podem fundamentar projetos de intervenção nesta área. Pretende-se desenvolver uma perspetiva abrangente e problematizadora do conceito de saúde, promoção da saúde e educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões.
A UC é organizada de forma modular com temas diferentes mas articulados entre si. Nos módulos, de carácter teórico-prático, para além da exploração do papel do licenciado em Educação Básica em matéria de Promoção da Saúde, e da reflexão sobre diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais em favor do entendimento das temáticas. Com a organização de seminários pretende-se proporcionar uma oportunidade para os estudantes aprofundarem e refletirem sobre temas da saúde, com o apoio de especialistas.
No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as Ciências da Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver competências e atitudes para a prevenção e promoção da saúde, a UC é organizada de forma modular, mas flexível, face aos interesses dos estudantes e às temáticas escolhidas para os projetos de intervenção.
As metodologias de ensino refletem a diversidade de temas e abordagens dentro da educação para a saúde. A ênfase é colocada na conceção de projetos de intervenção adequados a contextos específicos que permitam desenvolver de forma integrada aprendizagens associadas a temáticas científicas na área da saúde e a estratégias e técnicas pedagógicas em educação para a saúde.
A avaliação contínua inclui a participação e dinamização de atividades nas aulas, ao longo do semestre, mediante calendarização a estabelecer; a assiduidade e pontualidade; e a pertinência e qualidade das intervenções na sala de aula (10%).
Outros elementos de avaliação são: teste Individual (30%); trabalho em pequeno grupo (60%) - conceção e planificação de uma ação de intervenção em saúde em âmbito escolar, apresentação e discussão na turma.
Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
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