Saúde e Sociedade

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: EDB20041
Sigla: SS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Helena Maria Espada Simões
Corpo docente: Helena Maria Espada Simões
Ana Lúcia Caeiro Ramos
Rui Paulo Ramalho Inês

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica, psicológica e social.
- Identifica os determinantes da saúde e fatores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações.
- Identifica os construtos sócio-cognitivos (como as crenças, atitudes e representações sociais) presentes no universo da saúde.
- Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes na atualidade e no quotidiano.
- Planifica ações e intervenções compatíveis com a ótica da promoção da saúde, da segurança e do bem estar.
- Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a promovem.
- Reflete sobre as implicações das aprendizagens desta unidade curricular para a sua futura atividade no Ensino Básico.
- Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma moodle e ferramentas multimédia

Conteúdos programáticos

- Conceito de Promoção da Saúde
- Conceito de Saúde e seus determinantes
- A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
- Problemáticas da saúde da atualidade – perspetivas em confronto
- O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em saúde
- Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
- Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde

Outros conteúdos a abordar - em resposta aos interesses manifestados pelos estudantes e ao desenvolvimento das atividades, serão abordados outros conteúdos em áreas específicas da Educação para a Saúde.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do campo de ação da educação para a saúde e das diferentes teorias e modelos que podem fundamentar projetos de intervenção nesta área. Pretende-se desenvolver uma perspetiva abrangente e problematizadora do conceito de saúde, promoção da saúde e educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões.

Metodologias de ensino

A UC é organizada de forma modular com temas diferentes mas articulados entre si. Nos módulos, de carácter teórico-prático, para além da exploração do papel do licenciado em Educação Básica em matéria de Promoção da Saúde, e da reflexão sobre diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais em favor do entendimento das temáticas. Com a organização de seminários pretende-se proporcionar uma oportunidade para os estudantes aprofundarem e refletirem sobre temas da saúde, com o apoio de especialistas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as Ciências da Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver competências e atitudes para a prevenção e promoção da saúde, a UC é organizada de forma modular, mas flexível, face aos interesses dos estudantes e às temáticas escolhidas para os projetos de intervenção.
As metodologias de ensino refletem a diversidade de temas e abordagens dentro da educação para a saúde. A ênfase é colocada na conceção de projetos de intervenção adequados a contextos específicos que permitam desenvolver de forma integrada aprendizagens associadas a temáticas científicas na área da saúde e a estratégias e técnicas pedagógicas em educação para a saúde.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua inclui a participação e dinamização de atividades nas aulas, ao longo do semestre, mediante calendarização a estabelecer; a assiduidade e pontualidade; e a pertinência e qualidade das intervenções na sala de aula (10%).
Outros elementos de avaliação são: teste Individual (30%); trabalho em pequeno grupo (60%) - conceção e planificação de uma ação de intervenção em saúde em âmbito escolar, apresentação e discussão na turma.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
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